80% das pessoas acertam quem é o dono de um cachorro desconhecido.
Para verificar se as pessoas realmente pareciam com os seus cachorros, o psicólogo Sadahiko Nakajima, da Universidade Kwansei Gakuin University no Japão, tirou fotos de 20 pessoas e os seus cães.
Para cada dono, ele criou duas imagens: uma com o dono e o seu verdadeiro cachorro e uma com o dono e outro cachorro que não era o seu. Ele apresentou as imagens a 502 estudantes e os pediu para identificar qual cachorro pertencia ao dono. 80% dos estudantes adivinharam corretamente.
Cachorros e donos compartilham o mesmo olhar
Intrigado para saber qual fator determinava se o cachorro era parecido com o dono, Nakajima cobriu as bocas dos donos e apresentou as imagens a um grupo. A taxa de acerto continuou alta: aproximadamente 73%. Quando o professor mostrou somente os olhos dos animais e os donos para 50 estudantes, ainda obteve uma taxa de acerto de 70%.
Porém, quando ele cobriu os olhos dos donos, a taxa de acerto caiu para 50%. Nakajima refez o estudo com outro grupo de estudantes e teve uma taxa de acerto similar quando os olhos estavam expostos. O que isso revela é que o olhar de donos e seus cães podem ficar similar ao longo do tempo, deixando assim, os dois parecidos.


Nenhum comentário:
Postar um comentário